INTRODUÇÃO
I - O QUE SÃO OS DONS ESPIRITUAIS
II - PROPÓSITOS DOS DONS ESPIRITUAIS
- Edificar a Igreja (1Co 12.12-27; 1Co 14. 4, 5, 12);
- Edificar o crente (Ef 4.11-12);
- Capacitar o crente a testemunhar de Cristo (At 6. 8-10; 1Co 2. 4,5);
- Capacitar o crente para ganhar almas para Cristo (At 8.5-8; 9.32-42);
- A glorificação do Senhor Jesus (Jo 16.14);
- A confirmação da Palavra de Deus (Mc 16.17-20; Hb 2.3-4);
- Utilidade no serviço cristão (1Co 12.7; Ef. 4.12; 1Pd 4.10).
III – A ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS
IV – A TEORIA CESSACIONISTA
O verbo “cessar” significa literalmente “fazer parar, dar fim, interromper” (Houaiss, 2001, p. 682). Portanto a teoria “cessacionista” é a cosmovisão de alguns grupos cristãos que defende que parte dos chamados dons do Espírito Santo, apesar de terem sido de fundamental utilidade e importância nos primórdios da igreja cristã, cessaram sua atividade ainda no período da Igreja Primitiva. Vejamos duas de suas alegações e a devida refutação bíblica:
4.1 Os dons ficaram restritos. Esta teoria afirma que os dons do Espírito Santo elencados em 1 Coríntios 12.8-10 ficaram restritos a era apostólica. Ou seja, dizem estes que essas dádivas, foram enviadas com o propósito exclusivo de confirmar a divindade de Jesus, e autenticar somente os primeiros pregadores do Evangelho e sua mensagem. No entanto, o texto bíblico atesta claramente que tanto o batismo com o Espírito Santo como os demais dons são válidos para toda a era da igreja (Mc 16.17,18; At 2.39). Portanto, o testemunho bíblico e histórico, confirma que os dons espirituais são vigentes para todo o período da Igreja.
4.2 Os dons foram necessários enquanto os escritos do NT não haviam sido concluídos. Essa teoria assevera também que os dons só eram necessários enquanto o Cânon da Escritura não estava fechado. Isto é um grave erro de interpretação, por pelo menos dois motivos: (a) os dons não visam substituir a autoridade e supremacia das Escrituras, visto que seu uso deve estar subordinado ao crivo da Palavra (1Co 14.37); (b) o texto usado pelos cessacionistas para justificar a “descontinuidade” das manifestações do Espírito (1Co 13.10), na verdade, não tem este sentido, senão que Paulo está dizendo que os dons só terão utilidade até o retorno de Cristo, afinal de contas, quando formos ao céu teremos deixado o conhecimento imperfeito, pelo conhecimento perfeito. O testemunho bíblico e histórico, confirma que os dons espirituais são vigentes para todo o período da Igreja.
V – ADVERTÊNCIAS QUE A BÍBLIA NOS FAZ ACERCA DOS DONS ESPIRITUAIS
A Bíblia nos faz algumas advertências acerca dos dons espirituais, entre elas estão:- Conhecer os dons: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” (1Co 12.1).
- Buscar os dons: “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; (...)” (1Co 12.31).
- Zelar pelos dons: “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; (...)” (1Co 12.31).
- Ser abundante nos dons: “(...) procurai abundar neles, para edificação da igreja.” (1Co 14.12);
- Ter autodisciplina nos dons: “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.” (1Co 14.32);
- Ter decência e ordem no exercício dos dons: “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”. (1Co 14.40).
- Não desprezar os dons espirituais: “Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias”. (1Ts 5.19,20);
- Não proibir a manifestação dos dons: “(…) e não proibais falar línguas.” (1Co 14.39).
VI - OS DONS DO ESPÍRITO SANTO MENCIONADOS EM 1 CO 12. 8-11
Os dons mencionados em 1 Coríntios 12.8-11 são tecnicamente chamados “os nove dons espirituais”. Vejamos:
- Dom da Palavra da Sabedoria: Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo;
- Dom da Palavra do Conhecimento: Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas e situações específicas;
- Dom da Fé: Não se trata da fé para a salvação, mas uma fé sobrenatural e especial, capacitando o crente a crer e realizar coisas extraordinárias e milagrosas;
- Dons de Curar: São concedidos à igreja para a restauração da saúde física dos seus membros;
- Dom de Operação de Milagres: Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervêm nas leis da natureza;
- Dom da Profecia: Trata-se de um dom que capacita o crente a transmitir uma palavra da parte de Deus. Não se trata da entrega de um sermão previamente preparado.
- Dom de Discernimento de espíritos: Trata-se de uma dotação especial dada pelo Espírito Santo, para o portador discernir e julgar corretamente as manifestações espirituais e sobrenaturais;
- Dom de Variedade de Línguas: Trata-se do falar em outras línguas humanas e vivas a “xenolália” (At 2.4) ou uma língua desconhecida do falante “glossolália” (1Co 13.1; 14.2);
- Dom de Interpretação de Línguas: Trata-se da capacidade pelo Espírito Santo, para o portador deste dom compreender e transmitir o significado de uma mensagem dada em línguas estranhas.
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- FRANCISCO. Raimundo F. de Oliveira. Pentecostes Hoje. CPAD.
- GILBERTO, Antônio, et al. Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.
- PEARLMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. VIDA.
- SILVA, Severino Pedro da. A Existência e a Pessoa do Espírito Santo. CPAD.
- STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
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Fonte: IEADPE/CPAD
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